“Corpos”

 

Com a exposição de escultura e desenho “Corpos”, de Rogério Timóteo, o Fórum Cultural de Alcochete dá inicio, formalmente, à sua programação cultural de 2008, subordinada justamente à temática do corpo. E que melhor maneira de assinalar esta temática que termos o privilégio de contar com os magníficos trabalhos deste artista de reconhecido mérito, que utiliza o corpo humano como um objecto prodigioso de criação artística.

Falar do corpo é falar do homem e da mulher. É falar da nossa humanidade e de todos os fantasmas que a povoam. É falar de mitos e narrativas. É falar de medos e opressões. É falar de prazer e de hedonismo. É falar de nós, de cada um de nós, no que de mais autêntico ou de mais falso podemos ser.

No ano em que se comemora o Ano do Diálogo Intercultural, enaltecer o corpo é, por isso mesmo, razão suficiente para uma reflexão mais profunda sobre a verdadeira dimensão humana e, em consequência, do corpo como expressão ou símbolo da mais verdadeira pluralidade cultural.

E Rogério Timóteo propõe-nos uma leitura desses corpos. Dos seus corpos, dos “troços” desses corpos que nos dá a ler num exercício de descoberta e encontro que nos aproximará, estamos certos, de nós próprios. Uma leitura que cada um fará em função das suas próprias experiências e valores.


Luís Miguel Franco

Presidente da Câmara Municipal de Alcochete

Ano: 2008